Portal acadêmico
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Revista

A Sociação Multidisciplinar de Rondônia - MULTIRON e a Faculdade Santo André - FASA

Temas: EDUCAÇÃO, ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS


1. DAS CONDIÇÕES GERAIS

Os trabalhos devem ser escritos em língua portuguesa (vernáculo).
Os textos recebidos serão encaminhados ao Conselho Editorial para a avaliação e parecer. Não cabe recurso da decisão do Conselho Editorial.
Os trabalhos aprovados ou não, não serão devolvidos aos seus respectivos autores. O Conselho Editorial se reserva o direito de efetuar pequenas alterações ou cortes no trabalho com o objetivo de uniformizá-lo ou adequá-lo às normas de publicação cientifica. Nenhuma dessas alterações resultará em modificações de conteúdo.
Os originais que não estiverem dentro das normas estabelecidas neste regulamento ou que ferirem as normas da ABNT serão desclassificados. O Conselho Editorial, responsável pela avaliação dos trabalhos enviados para fins de apresentação na Revista Eletrônica da Instituição, com escritório de relacionamento em Ji-Paraná, é composto por mestres e doutores pertencentes ao quadro de professores da Faculdade.


2. CONDIÇÕES PARA PUBLICAÇÃO
Ao encaminhar o trabalho, o/a autor/a deve estar ciente de que não poderá apresentá-lo simultaneamente em outro Fórum, periódico ou revista científica, devendo, portanto, ser inédito e dentro do contexto de que trata este Fórum. Os conceitos e afirmações contidos nos trabalhos são de inteira responsabilidade do autor e, em caso de pesquisas que envolvam seres humanos, deve ser apresentado o nome do Comitê de Ética que autorizou sua realização e, no caso de uso de imagens (fotos) deve ter os devidos créditos bem como deve ter sido autorizado conforme previsto no Código Civil.
Para efetivar a publicação dos trabalhos científicos na Revista Eletrônica o autor deverá, efetivar enviar seu artigo para uma das coordenadoras ou enviar direto à comissão de editorial da instituição através do e-mail coordenacao@fasaro.com.br.

3. FORMATAÇÃO DO TEXTO
Quanto à apresentação gráfica dos artigos, deverão ser digitados em Microsoft Word for Windows (versão 6 ou superior), escritos em espaço 1,5 cm, com 3 cm (margens esquerda e superior) e 2 cm (margens inferior e direita) em todas as laudas; em fonte Times New Roman, tamanho 12, e salvos no formato doc. O início do parágrafo deverá ter 12 toques com alinhamento justificado.
O trabalho deverá ser entregue impresso, de preferência em folha de papel reciclado, modelo A4 (21cm x29,7cm) em posição vertical (retrato) e cópia na versão digital enviada por email.
O comando de tabulação (tecla tab) não deverá ser utilizado para adicionar espaços ou recuo de parágrafo.
O recuo de parágrafo não deverá ser feito com a barra de espaço do teclado, no caso de citação longa. Para tal espaçamento utilizar a régua horizontal do Word ou usar formatar/parágrafo/recuo
O espaçamento no corpo do texto:
· Espaço entre título e texto: 3 linhas

· Espaço entre texto e subtítulo: 2 linhas
· Espaço entre o subtítulo e o texto: 2 linhas
· Mudança de parágrafo: 1 espaço (enter).
Os títulos e subtítulos deverão ser escritos somente com a primeira letra em maiúscula, sem recuo, utilizando a numeração arábica seqüencial.
As páginas deverão estar numeradas seqüencialmente na margem superior direita do texto.


4. PARTES CONSTITUTIVAS DO ARTIGO CIENTIFICO
4.1. Folha de identificação: (em separado) onde deve constar título, nome do autor, respectivas vinculações institucionais por extenso, titulação, endereço completo, telefone e e-mail do autor; nome e endereço eletrônico do(s) co-autor(es), se for o caso. Informar ainda se irá fazer Comunicação Oral, Apresentação de Pôster ou somente publicar o artigo no CD do evento.
4.2. Componentes textuais do artigo: seguindo a ordem, devem constar título do artigo centralizado; nome do autor à direita e sua respectiva qualificação em rodapé, resumo (de até 200 palavras); palavras-chave - cinco a sete, a introdução apresenta a formulação clara e simples do tema, apresentação sintética do problema, das conceituações e da literatura discutida, os objetivos, justificativa, delimitação e metodologia empregada; o corpo do texto ou desenvolvimento deve fazer a exposição, explicação e demonstração da metodologia, dos resultados obtidos e da discussão desses resultados de acordo com a literatura pertinente; a conclusão é a reafirmação sintética da idéia principal e dos pormenores mais importantes do corpo do trabalho, devendo ressaltar o alcance e as conseqüências dos esclarecimentos prestados pela pesquisa e o possível mérito de suas descobertas, com indicações para novos estudos; e finalmente nas referências faz-se a relação das obras que serviram de base para a construção do trabalho, listadas de acordo com as normas vigentes da ABNT. O/a autor/a poderá criar os títulos e subtítulos a seu critério. O texto deve ter no mínimo 6 e no máximo 10 laudas, incluindo referências.


5. REGRAS DE APRESENTAÇÃO GRÁFICA
As citações curtas (até três linhas) deverão estar inclusas no corpo do texto, entre aspas duplas. As citações longas (com mais de três linhas) deverão estar em parágrafo distinto e com recuo de 4 cm, sem aspas e sem parágrafo, em fonte 10, espaçamento entre linhas simples, sem negrito, itálico ou grifo, observando sempre as regras da ABNT.
As citações devem ser indicadas no texto pelo sistema 'autor, data' ou 'autor, data, página' como nos exemplos: a) Para Moraes (1990), as estruturas [...] (p. 23); b) Num estudo recente (VALENTE, 1980, p.47), expõe "[...]"; c) Segundo Moran (1985, p.135), "a presença de" [...].
As notas de rodapé devem ser numeradas, sucintas e apresentadas somente quando estritamente necessárias.
As referências só deverão ser listadas ao final do artigo, em ordem alfabética, alinhadas à esquerda, em espaço simples e deixando um espaço entre elas, segundo normas da ABNT. A revisão gramatical e ortográfica do texto é de responsabilidade do/as próprio/s autor/es.

6. A COMUNICAÇÃO DOS TRABALHOS, QUANDO APRESENTADO EM EVENTOS
Será feita da seguinte maneira:

a) Comunicação Oral - Cada apresentação terá 10 minutos para sua realização. Trabalhos apresentados em retro-projetor multimídia (data-show) devem conter em seus slides (máximo 4 slides) tópicos básicos e sucintos sobre o assunto, devendo trazer cópia em pendrive ou CD. Após 8 minutos, a mesa comunicará ao apresentador o tempo restante para a devida conclusão.
b) Apresentação de Pôster - Dimensões de 100 X 70cm, conteúdo do resumo apresentar introdução (problematizarão e objetivos), metodologia com resultados parciais ou finais, conclusão e referências, em tamanho fonte da letra mínimo 24. No cabeçalho o titulo do trabalho, fonte 36 tamanho mínimo, em destaque e centralizado, e logo abaixo em tamanho 24 nome(s) do(s) autor(es), instituição, curso, email.
c) Todos os artigos encaminhados e aprovados pela Comissão Científica serão publicados em CD e no site da instituição através do site www.multiron.org.br.



7. ENCAMINHAMENTO DOS TRABALHOS
Os trabalhos deverão ser entregues à Comissão Científica:
pelo endereço eletrônico coordenacao@fasaro.com.br e o envio do texto impresso deverá ser feito para o seguinte endereço: À Comissão Cientifica da Instituição. A lista dos trabalhos aprovados para comunicação na Revista Eletrônica da Faculdade no site da Multiron no endereço www.multiron.org.br


Atenciosamente
O Conselho Editorial


Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal